O jogo de maior sucesso dos últimos tempos: Flappy Bird

Após trazer aqui em nosso blog tantos jogos clássicos, que possuem legiões de fãs e que também sobreviveram os mais diversos obstáculos temporais, hoje estaremos analisando um jogo que claramente se difere dos demais aqui apresentados. Estamos nos referindo ao Flappy Bird.

Se você é um gamer assíduo, é bem provável que você já tenha ouvido ou até mesmo já jogado o Flappy Bird, ou então as milhares de suas cópias disponíveis por aí. O Flappy Bird é um jogo criado para smartphones, primeiramente para iPhones e depois também para celulares com o sistema Android. Este jogo (applicativo, ou app) foi lançado em Maio de 2013 pelo Vietnamita Nguyễn Hà Đông, o qual o ‘escreveu’ em cerca de 2 ou 3 dias enquanto estava com tempo livre durante um feriado lá no Vietnã.

Jogo Flappy Bird

Jogo Flappy Bird

Seu estúdio de criação de jogos independentes, o .Gears, tem como foco criar jogos que sejam extremamente simples, praticamente impossíveis e que ainda são altamente divertidos. Foi justamente desta base de princípios que surgiu o Flappy Bird. O game é extremamente simplório, com gráficos 2D retrôs, e possui como objetivo fazer com que um passarinho (bird) voe entre os canos que vão surgindo no caminho. O jogo teoricamente não possui final, e o jogador ganha um ponto para cada cano que a sua ave deixar para trás.

Apesar de ter todas estas características extremamente simples, o Flappy Bird certamente não é um jogo fácil, sendo na verdade um dos jogos mais difíceis que se tem por aí. Muitos acreditam que foi justamente devido à esta combinação entre gráficos e jogabilidade simplórios com o alto grau de dificuldade que foram os responsáveis pelo imenso sucesso do jogo recentemente.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o Flappy Bird não virou um sucesso do dia para a noite. Como mencionamos anteriormente, o jogo foi criado em Maio de 2013, e somente no final do Janeiro de 2014 que o jogo passou a dominar  o primeiro lugar da app store da Apple, o iTunes. Logo após seu tremendo sucesso na loja de aplicativos da Apple, o jogo também passou a dominar a loja de aplicativos para aparelhos com o sistema Android do Google, o Google Play.

Tela do jogo Flappy Bird

Tela do jogo Flappy Bird

Até então, este tremendo sucesso não passava de só mais um aplicativo, ou joguinho, como certas se referem aos games para smartphones. A escalada ao topo do iTunes por parte do Flappy Bird no entanto ainda é causa de muita controvérsia em comunidades gamers. Muitos acreditam que o seu criador utilizou de ‘bots’ (robôs, ou ‘robots’) para realizar milhares de downloads do seu jogo (que é gratuito) e assim subí-lo ao topo da lista da loja.

O criador do jogo já negou várias vezes de que tenha utilizado tal técnica, mas também em uma entrevista não deixou muito claro seu ponto, dizendo que não importava se ele tivesse utilizado de tal método ou não, já que o jogo já estava lá no topo do iTunes.

Outras fontes acreditam que a escalada do Flappy Bird até o topo das lojas de aplicativos começou com um mero twit (mensagem do applicativo Twitter), em que um jogador exclavama sua frustação com o jogo. Pelo que reza tal lenda, após este twit, o jogo começou a ganhar certa engrenagem e aos poucos foi subindo entre os rankings do iTunes, até o ponto que explodiu e se difundiu viralmente por todo o mundo.

Quando o jogo chegou ao topo das listas de aplicativos, o seu criador afirmou em uma entrevista ao site ‘the verge‘ que o jogo estava lhe rendendo cerca de 50 mil dólares diariamente através de anúncios implementados no game.

O irônico de todo o sucesso do Flappy Bird é que tanto o seu sucesso quanto a sua queda foram meteóricos. Pouco tempo após esta sua entrevista ao ‘The Verge’, o criador do Flappy Bird, através de seu Twitter anunciou que estaria retirando o game do iTunes. Ninguém nunca soube ao certo os motivos que levaram o programador a tomar tal decisão dramática, mas segundo ele mesmo, o jogo teria acabado com a paz da sua vida.

Parece que o seu criado não soube muito bem como administrar o seu sucesso meteórico, assim como acontece com vários adolescentes que ganham fama muito velozmente. Seu criador deixou dicas em seu Twitter de que a sua obra, literalmente havia matado o seu criador, no entanto várias teorias começaram a surgir na Internet de que as causas reais foram outras.

Muitos acreditam que o programador estava com receio de ações judiciais por conta da Nintendo, já que os gráficos do jogo se assemelham, e muito, com os do Super Mário. A Nintendo afirma não ter tomado nenhuma ação contra o programador. Outros alegam que ele estava com receio de novas leis da Internet no Vietnã, o que muitos advogados afirmaram também não ser o caso.

Tela Inicial do Flappy Bird

Tela Inicial do Flappy Bird

Quais foram as reias causas para o criador retirar do iTunes a sua obra de maior sucesso e que estava lhe rendendo cerca de 50 mil dólares diariamente, ninguém sabe ao certo. O curioso é que mesmo após a sua retirada das lojas de aplicativos, o Flappy Bird ainda continuou extremante popular e acabou fazendo com que celulares que haviam o jogo instalado tivessem seus valores aumentados bruscamente. No popular site de compras e leilões da Internet, o eBay, alguns celulares com o jogo instalado, chegaram a receber ofertas de até 90 mil dólares. No entanto, todos os leilões de celulares com o Flappy Bird instalados acabaram não sendo finalizados devido aos termos dos leilões do eBay dizerem que todos os aparelhos celulares vendidos através do site devem ser restaurados as suas características originais. Logo, os mesmo deveriam ser vendidos sem nenhum aplicativo, dentre eles o Flappy Bird.

Apesar das diversas controvérsias e de sua sensacional história de sucesso (e queda), o futuro do Flappy Bird ainda é incerto. Seu criado recentemente anunciou que pode ter apenas dado uma pausa para o game e que poderia recolocá-lo nas lojas de aplicativos novamente. Enquanto não sabemos ao certo o futuro deste controverso ‘joguinho’, para a sorte de muitos e para aqueles que nunca o jogaram mas desejam testá-lo, o jogo ainda se encontra disponível para jogar em sites da web. Você ainda pode jogar Flappy Bird online em sites como este aqui.

Enquanto esta novela do Flappy Bird não se desfecha, deixamos aqui o nosso relato sobre o jogo e esperamos que aqueles que ainda não o conheciam possam ao menos testá-lo, jogá-lo e quem sabe até se tornar mais um nesta imensa legião de gamers viciados neste simplório, porém dificílimo joguinho!

This entry was posted in games, jogos, jogos online. Bookmark the permalink.

Comments are closed.