Jogos que não saem de moda: os jogos de cartas!

Apesar do nosso último post ter sido um pouco diferente do nosso habitual, hoje estamos de volta com as nossas tradicionais análises de jogos! Em especial, trazemos hoje uma categoria de jogos que que já está presente entre nós há mais de séculos (talvez milênios, dependendo da análise) e que jamais saíram de moda. Referimos-nos aos famosos e tradicionais jogos de baralho e cartas.

Niguém sabe ao certo quando exatamente começaram as surgir os jogos de cartas, mas como já trouxemos aqui em nosso blog, na China antiga há cerca de 2 milênios atrás a realeza de lá já começava a desenvolver jogos que usavam pedras para serem jogados. Estas pedras certamente não eram cartas, mas como as cartas de papel e plástico como conhecemos hoje não eram muito uma opção, talvez estas pedras (ou peças) são de onde todos os nossos jogos de cartas começaram a surgir.

juegos chinos mahjong

Com a utilização destas pedras para se jogar, começaram então a surgir uma gama de jogos, dentre os quais (como também já cobrimos aqui em nosso blog) o famoso Mahjong é certamente o que mais se destaca.

O interessante é que estas pedras muitas vezes não eram usadas como as pedras nas damas ou xadrez, aonde todas as ‘faces’ ou lados são revelados e visíveis por todos os jogadores. Estas pedras eram usadas (e ainda são em alguns games, como no jogo Mahjong) com o mesmo propósito das cartas de um jogo de baralho moderno; promover aleatoriedade na distribuição entre os jogadores e também promover privacidade de uma das faces.

E se começarmos a prestar atenção, estes são justamente os fatores que deixam os jogos de cartas tão emocionates, divertidos e complexos. De início todos os jogadores possuem as mesmas probabilidades de mão, mas no entanto tais probabilidades começam ser alteradas de acordo com que certas decisões precisam ser tomadas e o ‘fator humano’ entra em jogo.

Exemplo do clássico jogo de cartas de paciência spider jogado online

Exemplo do clássico jogo de cartas de paciência spider jogado online

Mesmo em jogos de cartas nos quais as partidas não são disputadas entre oponentes (o solitário, ou paciência spider; o Freecell, ou carta blanca) o fator humano é mais uma vez crucial para o resultado final, já que em grande parte das vezes todas as mãos são ‘resolvíveis’.

Este fator humano é certamente influenciado pela característica principal dos jogos de cartas: o desconhecido. Justamente aquela face que não lhe deixa saber o que se encontra por baixo. Justamente aquela face em que os chineses a milhares de anos atrás a escondiam por trás de pedras. É este fator de incerteza, que cria diversas possibilidades e probabilidades e que por final deixa todos os jogos de cartas tão envolventes e divertidos.

solitario carta blanca

Freecell – PC

E se a história serve de alguma forma como leitura do futuro, podemos estar certo de que os jogos de cartas não irão a lugar algum, mesmo com todos os adventos da tecnologia. Da pedra para o papel, do papel para o píxel, uma coisa é evidente: estes games continuarão firmes em nossas sociedades e culturas, assim como já estão há centenas (ou mesmo milhares) de anos! Listamos alguns jogos de cartas que podem ser jogados de forma gratuita abaixo. Sintam-se a vontade para experimentá-los:

This entry was posted in games, jogos, jogos de cartas. Bookmark the permalink.

Comments are closed.